Visto de estudante na Austrália

Antes de candidatar-se

A Austrália é um ótimo lugar para estudar. Ela oferece cursos de alta qualidade, um estilo de vida fantástico e um ambiente acolhedor para estudantes internacionais. Uma vez que você tenha sido aceito em seu curso australiano, o próximo passo é organizar seu visto de estudante.

Antes de se candidatar a um curso australiano, entre em contato com o Departamento de Imigração e Proteção de Fronteiras (Department of Immigration and Border Protection - DIBP) ou o escritório de vistos australiano mais próximo para descobrir se você será elegível para um visto de estudante, como fazer sua candidatura e quais documentos são necessários.

Requisitos de visto geral e específico para estudante

Existem vários requisitos gerais e específicos que os estudantes internacionais devem cumprir para serem elegíveis para um visto estudantil. Estes incluem requisitos relativos a:

  • sua saúde
  • sua personalidade
  • Cobertura de Saúde Estrangeira para Estudantes (Overseas Student Health Cover - OHSC)
  • estar livre de dívidas em relação à Comunidade da Austrália
  • custódia, acomodação e arranjos gerais de bem-estar para estudantes menores de 18 anos
  • sua capacidade de cobrir o custo das tarifas aéreas, taxas de matrícula e custos de vida para você e os membros da sua família durante a sua estadia na Austrália (o requisito de custo mínimo de vida é de AUD$19.830 por ano)
  • seu histórico acadêmico e as qualificações preenchidas
  • sua proficiência na língua inglesa
  • prova de que você é um genuíno participante temporário.

Solicitando um visto de estudante

Você pode solicitar seu visto de estudante usando uma carta de oferta ou uma Confirmação de Matrícula (Confirmation of Enrolment - CoE) de seu provedor de educação, mas geralmente é necessário fornecer provas de seu CoE antes que seu visto de estudante seja concedido. Os pedidos geralmente são feitos on-line, embora você possa fazê-los por correio ou pessoalmente no escritório de visto australiano designado. A quantidade de provas e documentos que você precisa fornecer junto à sua solicitação dependerá do seu país de origem e do provedor de educação pretendido. Você pode usar a ferramenta de listagem de documentos no site do DIBP, para então obter uma indicação de tudo que você precisará enviar.

A melhor maneira de descobrir os requisitos específicos para seu visto é visitar o site DIBP. Você também pode contatar um agente de educação, um escritório de visto australiano mais próximo ou um escritório internacional em sua instituição australiana para obter conselhos e ajuda com sua solicitação de visto.

Pacote do Curso

Os alunos podem candidatar-se a dois ou mais cursos com o mesmo visto de estudante, quando há uma progressão de um curso para o outro. O curso final que um estudante realiza é classificado como seu principal curso de estudo e é usado para determinar os requisitos para o visto.

Taxas e encargos

Uma taxa de inscrição não-reembolsável de AUD$550 aplica-se à maioria dos pedidos de visto. Os candidatos que estão trazendo membros da família, elegíveis para viver com eles na Austrália enquanto estudam, devem observar que um requerente adicional é necessário para cada membro da família adicional incluído em um pedido de visto combinado. Esta taxa é adicionada à taxa básica da candidatura e varia de acordo com a idade do(s) requerente(s) adicional(is). Além disso, pode haver outras despesas associadas ao seu pedido de visto, tais como custos para exames médicos, averiguações policiais e tradução de documentos para o inglês (se necessário). Para obter mais informações, consulte a seção Taxas e Cobranças do site do DIBP.

Visto do Tutor do Estudante

Se você é o pai ou tutor legal de um jovem com menos de 18 anos que se deslocará para a Austrália para estudar, você também pode solicitar permissão para morar no país como um aluno guardião, através do Visa Guardian Student. Os guardiões estudantis podem viver na Austrália durante o curso de seu filho ou até o jovem completar 18 anos. Também pode haver circunstâncias excepcionais em que um aluno com mais de 18 anos de idade pode precisar de um guardião, seja por motivos religiosos ou culturais.

Para serem elegíveis, os pais ou responsáveis legais devem atender aos requisitos gerais e de evidência listados acima relacionados à saúde, personalidade e status financeiro. Além disso, o requerente deve:

  • ser pai, pessoa com custódia legal ou parente do estudante para quem será o guardião
  • ter no mínimo 21 anos
  • ser capaz de fornecer alojamento, bem-estar geral e outros apoios ao aluno.

O Departamento de Imigração e Proteção de Fronteiras (Department of Immigration and Border Protection) pode fornecer mais detalhes sobre elegibilidade e o processo de inscrição e candidatura. Visite a seção Guardiões do Estudante (Student Guardians) do site para obter mais informações.

Ajuda com seus requerimentos de visto

A melhor maneira de descobrir os requerimentos específicos de seu visto é visitar o site DIBP ou o escritório de visto australiano mais próximo. Você também pode contatar um agente de educação ou o escritório internacional em seu provedor de educação australiano, para então obter conselhos e ajuda com o seu pedido de visto.

Subscreva a nossa newsletter

Participe da conversa